A demanda crescente pelo controle da produção de conteúdo na área de comunicação das grandes empresas e dos órgãos governamentais revela a necessidade de ferramentas capazes de gerenciar com eficiência o constante fluxo de informações.
Sem ferramentas adequadas, qualquer tentativa gestão se torna inócua, já que em modelos comuns, geralmente o conteúdo encontra-se em pastas, e-mails, pen-drivers, entre outros, sem contar que, em muitos casos, essas informações encontram-se duplicadas e, ou, desatualizadas, criando um verdadeiro caos difícil de entender e controlar.
O Sistema de Gerenciamento de Notícias (SGN.NET) foi desenvolvido focado nessa necessidade. É uma ferramenta capaz de gerenciar grande fluxos de informações gerados, por exemplo, por uma central de comunicação que precisa ser ao mesmo tempo atuante, eficiente e prática, à medida que facilita o trabalho de todos os membros da equipe.
Eficiente, porque favorece um ambiente de trabalho integrado, onde os processos fluem e são administrados de forma que cada tarefa desenvolvida pela equipe tenha uma gestão centralizada. Com isso é possível que o conteúdo, antes de ser encaminhado para editores de jornais, revistas, emissoras de televisão e rádio, além publicada na web, seja analisado, tratado e devidamente armazenado.
Prático, à medida que as pessoas envolvidas no processo têm acesso ao sistema sem restrição de tempo e localização geográfica, facilitando para que o profissional cumpra suas tarefas a qualquer hora e de qualquer lugar utilizando a Internet como ferramenta cotidiana.
Em um ambiente corporativo, onde várias unidades de produção executam tarefas distintas, o sistema facilita a interação entre elas e uma central de jornalismo. Uma secretaria ou coordenadoria de comunicação de governo, por exemplo, pode ter o controle sobre todas as assessorias de comunicação das secretarias e demais órgãos da administração direta e indireta, que passam a funcionar como verdadeiras sucursais.
O sistema possui outras vantagens. Entre elas, manutenções em tempo real, independência de sistema operacional e abrangência “mundial”, com ambiente protegido por senha criptografada o que garante que nem os administradores saibam a senha dos usuários. Sendo assim, quando um usuário esquece a sua senha, o sistema gera uma senha temporária que deverá ser trocada tão logo ele tenha acesso a sua conta.
Bastante funcional, permite o envio de matérias, pautas, vídeos, áudios e notas produzidas pelas assessorias de comunicação dos diversos setores de uma empresa ou órgãos governamentais, para uma Central de Redação Virtual, onde o material pode ser avaliado, copidescado e reenviado às redações dos diversos veículos de comunicação e, ou, disponibilizado em portal de uma agência de notícias para acesso livre.
Entre as diversas vantagens, o SGN disponibiliza: